FMF3: O roteiro inesperado de Fani - Paula Pimenta

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Título: O roteiro inesperado de Fani (Gutenberg, 2010. 419p)
Série: Fazendo meu filme
Autora: Paula Pimenta
Comprar: Cultura | Saraiva | Travessa | FNAC | Buscapé

Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito...
Nunca sei como começar as resenhas de livros que foram muito esperados. Eu amei FMF 1 e 2. Fui ao lançamento do terceiro, mesmo morrendo de preguiça. Passei na frente de várias outras leituras porque sabia que não ia agüentar quando as pessoas começassem a comentar nos blogs e Twitter. Li aos pouquinhos, porque estava em uma fase de intensa preguiça. Ri, chorei e ainda não sei bem o que dizer.

O enredo: Não vou dar resumo do livro porque boa parte das resenhas que eu vi faz isso e eu fiquei até com preguiça de ler tantas vezes a mesma coisa. Achei que a história demorou um pouquinho pra desenvolver, embora não tenha ficado chato ou cansativo. Mas eu fiquei ansiosa, porque já tinha lido um spoiler e queria saber como aquilo acontecia. Tirando esse detalhe, eu gostei bastante. Como nos livros anteriores, é tudo muito verossímil e envolvente.

Tenho que comentar também sobre a questão da sexualidade. No início, aquela conversa de “primeira vez” me incomodou um pouco (como sempre). Mas, pensando bem, eu sei que isso faz parte da vida da maioria das meninas e o fato de ter sido diferente na minha adolescência não implica que eu não possa gostar dos livros que mostram diferente. O tema foi tratado de forma bem delicada e sem detalhes, mais ou menos como em Princesa para sempre, da Meg Cabot, autora inspiração da Paula.

Os personagens: A Fani é MUITO dramática! Ela amadureceu bastante desde o início da série, mas algumas características fazem parte da nossa personalidade e não desaparecem nunca. Talvez por isso ela seja tão real. O Leo... Eu gosto dele, mas o ciúme excessivo me cansou. Mesmo quando tinha fundamento, eu não tenho paciência. Já o Christian... Fãs do Leo, não me batam, mas nesse livro eu gostei mais dele (Detalhe que no livro 2 eu gostava mais do Leo). As amigas da Fani são ótimas; acho linda a amizade delas. Minha favorita é a Ana Elisa (chorei – só quem leu vai entender). Mas meu personagem favorito de todos é o Alberto, nem comento o tanto que ele me faz rir.

A localização: Ah, já disse que adoro ler um livro que se passa em BH! Melhor ainda, é saber que uma das cenas decisivas do livro se passa no shopping onde, por acaso, eu estava quando li essa parte. (Por favor, não me internem. Mas eu dei uma olhadinha pros lados do cinema na hora que a Fani chegou lá, hahahaha. Não tenho culpa se meu cantinho de leitura era de frente pro lugar onde ela foi.)

A arte gráfica: Não dá pra resenhar FMF sem falar que a capa é linda, que eu amei a enquete pra escolher a cor e que todos os e-mails, citações, conversas no MSN, telefonemas, bilhetes, capas de CD etc que compõem o livro dão um charme todo especial à série e a tornam ainda mais agradável de ler. Sem contar os marcadores LINDOS que eu trouxe um monte do lançamento.

O final: Como eu já disse algumas vezes, em minha opinião, o autor pode escrever o final que quiser, desde que seja justificado e coerente com o que já foi escrito. Nesse ponto, a Paula superou todas as minhas expectativas. Ela tinha tudo o que precisava pra um final clichê e água-com-açucar que ia deixar os leitores (ou, pelo menos, as leitoras) suspirantes. Ou um dramalhão mexicano com uma mocinha inocente que, às vésperas de ter um final feliz, só faz sofrer e chorar. Mas ela optou por fugir do óbvio e conseguiu escrever um final emocionante, com várias possibilidades em aberto para o próximo livro e a certeza de que qualquer que seja o final da história da Fani, ele vai ser muito bem escrito e digno de um “filme de amorzinho”.

Finalizando... Recomendo muito a série! Pra quem gosta de livros adolescentes, pra quem gosta de se sentir parte da história, de se emocionar. Digo sem medo que a Paula Pimenta é um grande talento da literatura brasileira contemporânea e que seus livros merecem o sucesso que fazem.

A série
Série "Fazendo meu filme" - Paula Pimenta

ATENÇÃO: Caso não consiga visualizar o link/formulário de comentários abaixo, por favor, clique aqui e comente pelo formulário alternativo.

25 comentários:

MARTINHA disse...

Oiii!!! Eu tinha que ser a 1ª a comentar essa resenha né, você sabe que sou muito fã dessa série, eu sabia que essa resenha ia ser complicada, como vc me disse lá no Skoob, principalmente que eu sei que você odeia dar Spollers dos livros que vc resenha, bem... gostei da sua resenha, como sempre vc foi sincera e mostrou o que vc realmente sentiu, nem preciso falar que sou Léo 100% né?? para mim ele estava fofo demais nesse livro, um pouquinho ciumento demais sim, mas acho que isso se deve ao imenso amor que ele demonstra pela Fani, e fala sério?? que namorado não piraria se tivesse um rival declarado como Cristian?? sobre o Cristian, gostei menos dele nesse livro... achei ele mané demais... acho que isso se deve um pouco por eu AMAR tanto o Léo!! o final também me impressionou bastante, deixou uma brecha para Paula escolher de várias maneiras o decorrer do ultimo livro, agora se ela optar por separar o casal protagonista da série, vai me decepcionar muitoooo e acho que a maioria das leitoras.

Naasom A. Sousa disse...

Oi, Cíntia, apesar de não ser muito chegado de livros adolescentes (creio que voltado mais para mulheres), gostei da resenha e acredito, depois de lê-la, que seja, realmente, uma boa opção de leitura. Abraço.

Beli disse...

Asorei sua resenha! Sou louca para ler essa série! Super comentada, e já está no seu terceiro livro! Mas, enfim, ainda esse ano eu leio!

bjus

Débora Lauton disse...

Ai, que agonia... quero logo o meu...
Vou pedir pro papai noel...
Nossa, eu vou me apaixonar pelo Chris nesse livro, no segundo eu já preferi ele!!
Ótima resenha, gostei...

beijos,
Dé...

Gui Liaga disse...

Ahhh vou encontrar a Paulinha amanhã e finalmente pegar meu FMF3!

beijos =*

Suelen disse...

Ahhhh agora sim a resenha do livro 3.hehehehe
Nem preciso falar que fiquei morrendo de vontade de ler, né?Eu tbm gosto muito de série, pra mim todos os livros deviam ter continuação....hehehe

Espero que eu ganhe esse livro....hehehehe



Beijos

Manu disse...

OOLLHAAA....

gostei desse, porem, se no outro livro eu tinha achado a Fani madura, nesse eu acho que ela esta no meio de uma confusão imensa de sentimentos!!!!...

poxa, gostei, acho que vale a pena comprar, vou esperar o sorteio, se não ganhar eu compro os 3....

ah sim, não pude deixar de reparar que a Martinha soltou um spoiler do que poderá acontecer no próximo livro...

Mto boa a resenha flor...

Bjos

Mnê Lopes disse...

Adoro séries... Sejam em livros ou TV... mais uma pra eu querer pra coleção.
Bjos.
P.S.: Será q vai ter mesmo o 4o livro... O bom de não ter lido nenhum ainda é q já tem 3 seguidos...rs. Sou ansiosa d+ p saber a história do povo (q não existe...rs).

Maccky disse...

A cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esta série, li todas as suas resenhas da série e AMEI, afinal você faz resenhas muito boas e que me cativam e consequentemente me fazem querer ler mais e mais.
Estou super feliz com a literatura nacional, tem cada lançamento MARA, não vejo a hora de ler também :D

Beijos ;*

Maccky disse...

Não acredito que a Mia e o Michael terminam :/
Li só dois volumes da série e nem foi em ordem ;X
Mas quero ler a série toda desde o início, adoro os livros da Meg

Beeijos ;*

Luciana Mara disse...

Ei!

Adorei a resenha!
É difícil escrever desse livro, né?!
Como vc, tb sofri no dia do lançamento, só foi uma pena que não nos esbarramos por lá.

Eu achei tão bonitinho a cena da primeira vez. Achei que foi bem sutil, bem diferente do que costumamos ver por aí, e por ser tão romântico, eu achei lindo!

A Fani e dramática d+ msm. Tenho vontade de bater nela algumas vezes(rs).

Fica com o Christian e eu fico com o Leo, fechado? =)

Tb fiquei mtoooo triste na parte da Ana Elisa e quase morri de rir com o Alberto.

Num acredito que vc ficou esperando o Christian aparecer no cinema...kkk... vc é louca!

Espero msm que o final seja digno de filme de amorzinho, caso contrário meu coração não aguenta (rs).

Já disse que adorei a resenha?
Se já disse, digo de novo(rs).

Bjins,
Lu.

Felipe Fagundes disse...

Essa série parece ser tão carismática. A capa do primeiro livro tinha que ser rosa?

Muito legal essa real vivência da personagem na sua cidade, citando lugares que você costuma frequentar. A gente fica até meio bobo com isso, como s a personagem fosse uma pessoa famosa entrando na nossa casa rs

Gostei da resenha (3º livro de uma série e sem spoilers!)

Luciana Mara disse...

Ei!

Entendi o lance do 'Christian'!
Nem precisava ser ator de Hollywood, né? Sendo gato e passando na frente do cinema já bastava (rs).

Bjins

jessica disse...

Adorei a resenha!! fikei com muita vontade de ler...gostei tbm da parte do shopping Cintia (ri quandu li) vc éh D+++
bjsss

KaahCullen_ disse...

Li meio por cima, porque ainda nao li os outros
tds falam super bem desse livro
quero ler =D
bjokas

Aline M. Gomes disse...

Avuando total nessa série! fica a dica pra quem me tirar no amigo secreto hehehehe
Mas tem que me dar o primeiro, né? Indireta mais que direta diretamente da terra do tio Sam.

Karina Cristina disse...

Eu comprei o primeiro livro, mas infelizmente ainda não consegui lê-lo. Eu não ia ler sua resenha, mas não consegui kkkkk
Mas vem cá, a Ana Elisa morre????????
Ai ai, se for isso já sei o q vai acontecer mais frente :s

bjsss

simplesmentemonalisa disse...

Eu tô doidinha pra ler esse, depois dessa resenha nem preciso dizer que na próxima compra ele estará incluído, né?
Eu sou a única pessoa na face da terra que não se importa com spoilers??? hehehehee
Beijos

Manu disse...

kkkkkkkkk

tive que voltar aqui e ver o "Aviso 2"...kkkkkkk

po, voce se esforçou tanto para não dar spoiler na resenha, e os comentarios vem carregados...

tive que rir tb...kkkkkkk

bjos flor

Annie Adelinne disse...

Ai, senhooor! Por que eu não consigo ter sequer uma vontadezinha de nada de ler essa serie? Verdade.. Não me empolga mesmo.. Assim como aqueles Fala sério... da Talita Rebouças.

Fernanda disse...

Não lia reenha não, vou ler só depois... tô com o livro aqui na estante, e vou lê-lo já já, não quero estragar nenhuma surpresa... ;) Dps que ler, eu volto!

Bjs!

Lisa disse...

Acabei de ler o livro ontem. Daqui a um tempo eu posto a minha resenha no blog. Mas não acho a Fani dramática, acho que é porque eu sou mais dramática, haha! E nem achei o Leo tããão ciumento assim (conheço caras piores!), mas q ele é ciumento, isso é! Minha amiga favorita é a Gabi, ela tem os melhores comentários. Apesar da Ana Elisa ter o nome mais bonito, hehe!

Eu geralmente tb não gosto qd as histórias começam a tratar desse negócio de 1ª vez, mas achei legal a conversa ter sido durante um jogo da verdade (esse tipo de brincadeira é só pra perguntar esse tipo de baixaria mesmo, hahaha, por isso, sempre fujo dela, igual a Fani!). E a Paula é esperta, a gente já conversou sobre isso, ela sabe que a ausência de descrição é a melhor saída.

Tb achei que demorou um pouco pra desenrolar esse livro, mas depois do final percebi que era tudo preparação pro clímax dramático. Agora é esperar o FMF4!

Dana disse...

Tb não resisti e passei na frente de muitos da filinha, mas valeu a pena, a leitura flui mto bem e comecei ontem e já tô terminando. Caramba, concordo com TUDO que vc disse, que sem graça isso, ahauhauhaua, queria discordar! rs
Eu amo demais esse livro, essa série é amorzinho para mim. Mas, aqui me sinto em casa, então deixa eu falar: o Léo tá MTO ciumento e a Fani, ai, santo pai, qto drama! Vc tem toda razão!
Fiquei meio passada com o conselho X das meninas, achei meio boboca. Não quero soltar spoiler, mas acho q foi um conselho tão bobo e sem noção que ate pareceu de amiga da onça =/ E, ainda faltam umas 50 páginas, mas eu já adivinho o que vai acontecer e deixa eu te dizer: poxa que livro triste...Tô arrasada =( Chega logo o 4, vou ficar ansiosa demais até lá...
Amo as capas, os marcadores (que vc me mandouu, obrigada de novo, amei de <3 o seu gesto e carinho comigo) e os e-mails, bilhetinhos são a parte + gostosa da coisa toda, eu amo msm. hehe
Eu não posso dizer mais nd, pq eu realmente assino embaixo de cada parágrafo seu.

Fernanda disse...

Volteeei! Eu disse que voltava, hahaha....

Concordo com o que vc disse sobre o enredo demorar um pouco pra desenvolver; passou um bom tempo até eu enteder a que veio a história. Mas, como vc disse, é engraçado, pois nem assim o livro fica chato ou cansativo, muito pelo contrário...! :)

Comentei algo parecido com vc na minha reenha em relação "à primeira vez", hehe...

Sério que vc em algum momento já preferiu o Leo? Eu achava que vc era do time do Christian 100%..! Haha.. quero dizer, o Leo não é bonzinho demais, não? (se bem que nesse livro ele fez umas coisas bem malvadas... Melhor calar a boca pra não dar spoiler).

As amigas da Fani são um caso à parte, todas são fofas! Sobre a ana elisa, eu QUASE cherei. Foi por um fio!

Essa coisa da identificação com o lugar que a gente conhece é muito boa.. tbm fico assim qd passo por esse tipo de situação! ;P

Concordo com o que vc falou sobre o final: não que eu não goste de um final clichê água com açúcar, mas o final que realmente acontecei foi bom demais. Uma avalanche de emoções.

òtima resenhaaa! :)

Bjs

Ana Fernandes disse...

Ei Cíntia!
Sou eternamente team Leo, se você soubesse a raiva toda que fiquei do Christian rsrs.
Verdade, o design do livro converte ele ao que ele realmente é, um best-seller fico maravilhada de ver ele tão caprichadinho na minha mão \o/
Os personagens são bem desenvolvidos mesmo, necessito de um livro para contar da vida da Ana Elisa. haha o Alberto também é um xodó para mim, me fazia rir demais.
beijo :)

Você encontra aqui...

(011)5212-3550 (6) 101 coisas em 1001 dias (10) Adaptação (8) Animação (1) Antirromance (2) Asterisco (9) Atoísmos (110) Barlow Girl (12) Belo Horizonte (5) Bem pensado (15) Blog (31) Blog diarinho (29) Blogagem coletiva (12) Bollywood (1) Bom e barato (1) Book tour (6) Brasil (1) Bíblia (16) Casting Crowns (21) Causos (6) CD (2) Chaves (4) Chick-lit (5) Cidadania (7) Cinema brasileiro (1) Cinema clássico (1) Cinema cristão (3) Cinema italiano (3) Coisas de Deus (14) Companhia das letras (3) Computação (5) Comédia romântica (16) Contemporary christian music (17) Contos (1) Cosméticos (2) Crianças (1) Crônicas (2) Curitiba (6) Datas (45) Desabafo (13) Desafio (2) Desafio Clássico (3) Desafio literário 2010 (17) Desafio literário 2011 (15) Desafio Literário 2012 (11) Deus (1) Dica (9) Dicas para blogs (10) Distopia (10) Divagando (33) Drama (3) Editora Arqueiro (3) Editora Bertrand Brasil (2) Editora Hagnos (3) Editora Novo Conceito (18) Editora Oxigênio (4) Editora Suma de Letras (2) Editora Vida (4) Editora Zahar (2) Engraçado (3) Entrevista (1) Esmaltes (1) Estudos bíblicos (4) Eu x Balança (3) Fantasia (4) Fernanda Brum (6) Ficção científica (3) Ficção cristã (56) Filmes (60) Florianópolis (2) Fotos (2) Francesca Battistelli (8) Francês (1) FTBM1Ano (1) FTBM5Anos (3) Futebol (11) Galera Record (2) Glenbrooke (9) Humor (3) Idiomas (2) Informática (6) Inglês (11) Internet (20) Italiano (2) Itália (5) Jane Austen (9) Jesus (2) José de Alencar (2) Katie Weldon Series (2) Kendrick Brothers (2) Laura Pausini (2) Listas (6) Literatura brasileira (45) Literatura clássica (7) Literatura cristã (14) Literatura francesa (1) Literatura infanto-juvenil (1) Livros (245) Língua Portuguesa (2) Maranhão (2) Meme (42) Meninices (7) Minas Gerais (6) Murphy e eu (3) My life; my bless (14) Música cristã clássica (1) Música cristã nacional (24) Músicas (168) Netiqueta (10) Nicholas Sparks (9) Niterói (2) Nordeste (2) Opinião (6) Os 4 temperamentos (2) Paula Pimenta (5) Playlist da semana (1) Playlist Temática (7) Poesia (3) Política (2) Promoção (10) Pseudo-Conto (1) Pseudo-Crônica (10) Rebecca St James (7) Reclamação (4) Relembre (6) Resgate (4) Retrospectiva 2009 (4) Retrospectiva 2012 (4) Rio de Janeiro (8) Robin Jones Gunn (27) Rock cristão (4) Romance (5) Romance histórico (11) Rádio Free (116) Sandra Byrd (3) Sisterchicks (2) Sophie Kinsella (4) São Luís (2) São Paulo (3) Série Cris (1) Série Cris e Ted nos anos da faculdade (1) Séries (23) Te conheço (9) Turismo (17) Turistando em BH (5) TV (9) Twitter (5) Utilidades (1) Viagem (26) Vinny Ásio (2) Virando a folhinha (19) Vitória (1) YA (41)

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP  

Blog Widget by LinkWithin